terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Começando mais um ano letivo.

Olá alunos,

mais uma ano se inicia e vai aí algumas dicas para aproveitarmos da melhor forma possível. 

Que Deus esteja conosco nesta nova jornada. 

Já sabem! Precisando de ajuda, podem dar um toque aqui no blog. Estou esperando ansiosamente seu contato. 

Abraços,

Gleice A. Moraes Lima
Prof. de Matemática


1. Antecipe o início do seu dia
Acostume-se a dormir cedo e acordar cedo. Você vai se sentir mais disposto e terá mais tempo para realizar todos os compromissos do dia.

2. Facilite o processo de acordar
Se você tem problema em acordar cedo, procure economizar o tempo pela manhã. Planeje já no dia anterior o que vai precisar e deixe tudo arrumado. Separe seu uniforme e todo o material de aula daquele dia.
Fazendo isso na véspera você não corre o risco de esquecer nada e ainda ganha um tempinho de manhã para fazer as tarefas com mais calma.

3. Organize o seu tempo
Anote seus compromissos fixos e também os que surgirem a cada dia. Em um papelzinho, em uma agenda, no computador ou mesmo no celular, não importa onde. O importante é você não esquecer os compromissos de trabalho, da escola e até mesmo de lazer.

4. Não adie o que tem que ser feito
Suas obrigações sempre vão existir. Não adianta adiar, enrolar, fingir que esqueceu... Tudo isso só vai te dar mais trabalho no dia seguinte, pois você sempre terá que fazer a mesma coisa só que com muito mais pressa e estresse.
Deixar para a última hora torna o trabalho mais difícil e arriscado.

5. Procure estudar num lugar tranquilo
Encontre um espaço sem muito barulho e sem tentações que o distraiam. Pode ser um quarto em casa, a biblioteca da escola ou até mesmo uma pracinha pouco movimentada.

6. Experimente ouvir música
Quando estiver estudando e com dificuldade de se concentrar, faça a experiência de ouvir música.
Não coloque rock pesado ou um funk dançante para não acabar se distraindo mais ainda, mas uma música mais calma elimina ruídos externos e pode te ajudar na concentração.

7. Faça anotações e depois passe tudo a limpo
Tenha um bloco ou caderno para anotar ideias e o conteúdo das aulas. O ato de escrever estimula a memorização dos conceitos.
Ao voltar para casa, no seu momento de estudo, passe a limpo suas anotações para outro caderno, e vá organizando as ideias e os conceitos aprendidos.
Esse hábito ajuda muito na hora de revisar as matérias para as provas.

8. Explique a matéria para alguém
Depois de ter estudado, peça um tempinho para um amigo, colega ou parente e explique para ele o que você estudou.
Para falar sobre um assunto, você precisa organizar mentalmente o que vai ser dito. Esse processo ajudará muito no seu próprio entendimento sobre o conteúdo.

9. Nada de estudar só na véspera da prova
Evite passar a noite estudando ou deixar para olhar a matéria somente no dia anterior ao exame. Você pode tirar melhores notas e estudar menos horas se procurar entender os conceitos durante as aulas e memorizá-los logo após aprender, ou seja, não deixe acumular matérias e dúvidas para a véspera, escolha um bom horário do seu dia para retomar o conteúdo dado em sala de aula.

10. Faça as tarefas
Avaliações, trabalhos, lições e provas são oportunidades para melhorar o aprendizado. Seu principal objetivo não está na nota, mas seu resultado mostra como você está progredindo e onde estão suas dificuldades que precisam ser superadas. São pistas preciosas que você deve aproveitar.


11. Professor=chefe?
Quem tem chefe é tribo! Não encare o professor como uma pessoa que só quer dificultar a sua vida. O mestre, como era chamado no passado, deve ser visto como alguém que conhece (e bem) o caminho das pedras. Aproveite para tirar proveito disso. Questione e dê sugestões de trabalhos diferentes nas aulas. Isso pode melhorar, e muito, o seu rendimento escolar.

12. Seja profissional
Quando você preenche uma ficha de cadastro, sua profissão é estudante, certo? Então trate o seu curso profissionalmente. Afinal, se você quer merecidas férias no final do ano, não pode viver como turista nas aulas, senão vai ter que perder as férias estudando.

13. Plugado
Você é viciado na web? Então use isso a seu favor. Garimpe sites que abordam os temas da próxima prova. Veja fotos, busque curiosidades e faça simulados. Você não vai se arrepender.

14. Motive-se
Ir para a escola deve ser mais do que por obrigação. Estudar é concluir um objetivo e isso deve motivá-lo.
Às vezes o ambiente escolar não é favorável, em outras ocasiões a rotina se torna cansativa e repetitiva. Mas nunca se esqueça dos motivos pelos quais você está estudando, e avance na direção dessa meta.

15. Lazer
Finalmente não se esqueça de reservar um tempo diário e semanal para as atividades de lazer que você mais gosta, ou para colaboração em tarefas da casa ou da comunidade. Elas serão bem mais divertidas se você já tiver terminado de cumprir seus compromissos escolares.

13 comentários:

  1. Oi professora, fiquei com uma dúvida quando fui revisar as equações do segundo grau!
    Se ao final da minha resolução der 8/6, eu divido ou simplifico? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Bem vinda, turma 104.

      Você tem que pensar o seguinte: até o resultado 8/6 está certo. Mas este mesmo resultado pode vir nas opções simplificado ou dividido. Por exemplo, 8/6 = 4/3 = 1,333... = 1,3(dízima periódica).

      Sendo assim, se a questão for aberta e você deixar 8/6 e esta resposta estiver correta, então ótimo. Se a questão for fechada e, nas opções não tiver o resultado 8/6, mas o resultado 4/3, então deve marcar 4/3. Entendido?

      Se sim, dê um ok, ok?

      Até mais,

      Gleice A. Moraes Lima
      Prof. de matemática

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yane, tudo bem? Eu já havia postado umas propriedades aqui antes. Vou postar de novo. Você lê este log2 8 assim: qual o logaritmo de 8 na base 2, ou seja, quando se faz a operação oposta, que é a exponencial, se torna a seguinte pergunta: qual é o número que eu elevo o 2(base) e acho resultado 8? 2³ = 8, logo o log2 8 = 3. Entendeu? No log3 27, temos que a base é 3. Logo, que número que eu elevo o 3 e o resultado dá 27? 3³ = 27, logo, log3 27 = 3. Percebeu a semelhança?

      Vou colocar o resumão de logaritmo de novo.

      Caso tenha dúvidas, pode postar.

      Até,

      Gleice A. Moraes Lima
      Prof. de Matemática

      Excluir
  3. Ei prof. A Tânia passou uma lista de varias questoes sobre logaritmo so que não deu tempo de explicar todos os jeito que tem. Por exemplo, log2/3 8/27
    Como faço estas?
    Se puder pode colocar video-aulas sobre logaritmo?

    ResponderExcluir
  4. Professora, gostaria de saber se na prova diagnostica de amanhã irá ter a tabela das relações trigonométricas? Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não coloquei a tabela, mas posso escrevê-la no quadro, tudo bem?

      Gleice A. Moraes Lima
      Prof. de Matemática

      Excluir
    2. Mas já que vocês reclamaram muito de trigonometria, acabei tirando a questão que precisaria do conceito.

      Gleice A. Moraes Lima
      Prof. de Matemática

      Excluir
  5. Como calcular a circunferência através do raio e s hipotenusa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas esta é uma questão da prova. Exige raciocínio Lógico! Deve relacionar os resultados do teorema de Pitágoras com o cálculo do comprimento da circunferência. É uma questão contextualizada. Precisa realmente entender a função de cada um no problema. Não existe um cálculo específico envolvendo raio e hipotenusa.

      Até mais,

      Gleice A. Moraes Lima
      Prof. de Matemática

      Excluir
  6. Boa tarde gleice o conjunto vazio pode pertencer a um conjunto (€) e estar contido (c)? Ou somente um dos dois?

    ResponderExcluir