quinta-feira, 18 de agosto de 2016

ENEM COMO CERTIFICAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO

Antes do ENEM quem era responsável na avaliação de adultos que pretendiam conseguir ocertificado de conclusão do ensino médio era feito através da Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Atualmente o ENCCEJA apenas avalia o ensino fundamental.
Para conseguir tirar o certificado do Ensino médio através do ENEM 2016 existem algumas regras para isso: ter 18 anos ou completar 18 anos até a data da prova (primeiro dia), indicar quando for se inscrever no ENEM que deseja o certificado de conclusão do ensino médio; escolher a inscrição do ENEM em 2016 em uma instituição certificadora (e de preferência na cidade onde você mora); outra regra para obter o certificado do ensino médio através do ENEM é obter uma nota mínima de 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas e 500 pontos na redação. Depois de fazer a prova, ter passado com os pontos mínimos exigidos, o candidato que optou pelo certificado de ensino médio pelo ENEM deverá ir à instituição certificadora para pedir a sua certificação de conclusão do ensino médio. O prazo para o candidato para fazer isso é o ano posterior ao da prova do ENEM realizada. Lembrando que as instituições certificadoras só aceitam a nota do último ENEM realizado, por exemplo, se o candidato realizou a última prova do ENEM em 2013 deve pedir o certificado antes que aconteça a próxima prova do ENEM 2016.
Entre os documentos exigidos para que o candidato possa exigir a certificação estão: a carteira de identidade e CPF (originais e cópias), certidão de nascimento ou de casamento (cópia), comprovante de endereço com CEP (copia), histórico escolar e certificado de conclusão do ensino fundamental (copia e original); boletim individual de resultado expedido pelo INEP do último ENEM (a cópia), autorização individual e assinada de que autoriza a utilização do resultado do ENEM e também a mesma declaração afirmando que não concluiu o ensino médio.
Os interessados no certificado do ensino médio pelo Enem 2016 devem respeitar o horário de atendimento de cada instituição onde for requerer o certificado e com o diploma os candidatos podem inclusive concorrer a vagas para o ensino superior.

3 comentários:

  1. Professora uma duvida.. Volume e capacidade podem ficar em PI?
    Ou tem que substituir em questões abertas

    ex: 10Pi litros ou 10 x 3,14 = 31,4 litros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer coisa você pode deixar em função de pi, r; h; v; c; etc; uma vez que se trata de um número como outro qualquer. Haverão situações em que, mesmo não indicado que deve substituir, esta ação será necessária a fim de simplificação EX: Um cilindro tem estes dados :
      h= 10cm, r= ? v = 785cm³, qual o valor do raio? Quando você fizer o cálculo, substituindo o pi, verá que o valor do raio será um número inteiro. Deixo essa pra você, ok?

      Excluir