sexta-feira, 15 de agosto de 2014

ENEM à vista!



Olá Querido aluno!!!
A preparação para o ENEM é somente o primeiro e importante passo para continuar seus estudos em uma universidade. Por isso, seguem algumas dicas para conquistar sua vaga no tão sonhado ensino superior.

1 – Leia o edital criteriosamente: 
Não somente para saber sobre as regras que regem o exame, mas também porque o conteúdo matemático é bem amplo. Estudar e tirar dúvidas sobre aqueles que você possui maior dificuldade pode ser um diferencial em sua pontuação final. Pode contar com o meu blog. Envie seus questionamentos sobre matemática que lhe responderei o mais breve possível. Segue abaixo o Conteúdo de Matemática e suas Tecnologias no Enem 2014.

Conhecimentos numéricos
operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões,
princípios de contagem.

Conhecimentos geométricos
características das figuras geométricas planas e espaciais;
grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo.

Conhecimentos de estatística e probabilidade
representação e análise de dados; medidas de tendência central (médias, moda e mediana); desvios e variância; noções de
probabilidade.

Conhecimentos algébricos
gráficos e funções; funções algébricas do 1.º e do 2.º graus,
polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.

Conhecimentos algébricos/geométricos
plano cartesiano; retas; circunferências;
paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações.


2 - Fique atento ao cronograma:
Inscrições: de 12 a 23 de maio
- 12 de maio (às 10h): início das inscrições
- 23 de maio (às 23h59): fim das inscrições
Taxa de inscrição: R$ 35,00
Pagamento da taxa: até 28 de maio
Data das provas: dias 8 e 9 de novembro
- 8 de novembro (das 13h às 17h30, horário de Brasília): provas de ciências humanas e ciências da natureza
- 9 de novembro (das 13h às 18h30, horário de Brasília): provas de linguagens e códigos, matemática e redação

3 – Muitas questões no ENEM exigem que você tenha capacidade de interpretação e não necessariamente que saiba fórmulas e cálculos complexos da matemática. É claro que conhecer além do básico te permitirá resolver muitas das 45 questões de matemática que serão cobradas no exame, mas uma leitura atenta e boa interpretação serão fatores essenciais à conclusão das questões.
Veja esta questão de probabilidade do ENEM 2013: 

“Numa escola com 1 200 alunos foi realizada uma pesquisa sobre o conhecimento desses em duas línguas estrangeiras, inglês e espanhol.
Nessa pesquisa constatou-se que 600 alunos falam inglês, 500 falam espanhol e 300 não falam qualquer um desses idiomas.
Escolhendo-se um aluno dessa escola ao acaso e sabendo-se que ele não fala inglês qual a probabilidade de que esse aluno fale espanhol?”






Na verdade, esta questão exige que você perceba que se somarmos 300+500+600 = 1400 ultrapassa-se 200 alunos. E isso quer dizer que se 300 alunos não falam inglês nem espanhol, restam 900 alunos para o total de 1200 participantes da pesquisa. E os que excedem em 500 + 600 = 1100 falam as duas línguas estrangeiras ao mesmo tempo, ou seja, os 200 alunos.
Agora voltando à pergunta: Escolhendo-se um aluno dessa escola ao acaso e sabendo-se que ele não fala inglês qual a probabilidade de que esse aluno fale espanhol?”
Dentre os 500 alunos precisamos daqueles que falem somente espanhol. Neste caso,  500 – 200 = 300 alunos. Se 1200 foram entrevistados, podemos desconsiderar os que falam inglês: 600.
1200 – 600 = 600
Então a probabilidade de que esse aluno fale espanhol é de  
  



Uma questão que exige conhecimentos importantes da matemática, mas que pôde ser resolvida com poucos cálculos e boa interpretação.

4 – Resolva questões de exames anteriores, concursos, simulados e de outros processos seletivos. Testar seus conhecimentos te mostrará se precisa continuar a estudar e tirar dúvidas sobre um mesmo conhecimento ou se poderá prosseguir com seus estudos. Então é hora de praticar! Seguem algumas sugestões de sites e atividades que te ajudará neste processo.


e é claro, o meu blog:  
 
estarei aqui sempre esclarecendo suas dúvidas e compartilhando conteúdos e atividades matemáticas para te ajudar a “mandar bem” no ENEM.


5 – Por último e não menos importante, acredite em seu potencial e se dedique. Nas palavras de Dalai Lama, “Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.” 



Até mais!!!
Prof. Gleice A. Moraes
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário