terça-feira, 19 de março de 2024

Retas - Conteúdo

 As retas são linhas formadas por pontos e sem espaços entre eles. Elas são infinitas e ilimitadas. Dessa forma, devem possuir setas para os dois lados indicando que possuem comprimento infinito.

Para indicar os pontos da reta, devemos utilizar letras maiúsculas. Além disso, apesar de uma reta possuir infinitos pontos, só serão preciso indicar dois pontos quando desenharmos uma reta, segundo a Geometria.

É importante lembrar que as elas não fazem curvas. 

Exemplo:

Retas
É importante informar, como visto na imagem acima, que as elas podem estar dispostas no plano na horizontal, vertical ou inclinada.

Semirreta

Uma semirreta é definida por dois pontos A e B, onde A é o ponto de origem e B um ponto qualquer. O ponto A, que indica a origem da semirreta, corta a reta de modo que apenas um lado seja infinito. Então, uma semirreta é uma parte da reta, infinita somente de um lado.

Exemplo:

Semirreta

Segmento de Reta

segmento de reta é outro objeto que podemos destacar numa reta. O segmento de reta é formado por dois pontos A e B, o espaço entre A e B é o que chamamos segmento de reta. Dessa forma, diferentemente das semirretas, os segmentos de reta são finitos.

Exemplo:

Segmento de reta

Concorrentes

São chamadas concorrentes quando elas possuem um único ponto em comum, sendo onde elas se cruzam. Um caso particular de retas concorrentes são as perpendiculares.

Exemplo:

Retas Concorrentes

Perpendiculares

São perpendiculares entre si quando as retas se cruzam em um ponto e formam um ângulo reto (ângulo de 90°).

Exemplo:

Retas Perpendiculares

Paralelas

São retas que não se encontram e assim não possuem pontos nem ângulos em qualquer parte das retas. Elas são posicionadas lado a lado em qualquer sentido.

Exemplo:

Paralelas

Propriedades

  • As retas são infinitas;
  • São unidimensionais, ou seja, possui apenas uma dimensão;
  • O conjunto dos pontos são infinitos;
  • No plano, elas podem ser dispostas na horizontal, vertical e de forma inclinada.

Disponível em: https://matematicabasica.net/retas/

4 comentários:

  1. Prof e a Lara da 601 do ordem se não copiar tudo vc passa na sala na terça ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara, boa noite. Todo o conteúdo repassado na sala. O blog é um recurso para que vocês estudem e se divertam com a matemática.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi, como vai? Boa noite. Não sei quem está falando, mas como combinado, todo o conteúdo foi explicado em sala. E foi muito divertido e de muito aprendizado! Me orgulho muito de vocês! Um abraço e bons estudos.

      Excluir