A princípio, pareceu estranho a muitos de vocês, mas nossa primeira demanda na sala de aula foi elaborar uma redação com os seguintes norteadores:
Conte-me...
- O que você sente em relação à Matemática e ao momento em que estamos vivendo?
- Quais expectativas você tem em relação a esse ano letivo?
- Você tem algum(ns) propósitos para o ano de 2022?
- Como a Matemática pode contribuir para que você os alcance?
A intenção de propor essa redação foi a de construir um diálogo inicial entre professor de matemática/aluno que pudesse nos ajudar a caminhar por caminhos menos tortuosos. Foi a de buscar compreender o que nossos estudantes trouxeram junto ao ensino presencial pós-isolamento pandêmico.
Ao finalizar as leituras das redações senti-me fazendo parte de um momento coberto de ansiedades, dificuldades, expectativas e emoções. Vi o quanto a matemática tem provocado inseguranças que, por vezes, nos impedem de caminhar. Mas vi também que, esse retorno presencial trouxe esperanças que antes estavam quase que esquecidas.
Conforta-me em saber que esperançamos juntos. Espero que a matemática possa vir, não como um "bicho de sete cabeças", como foi dito, mas como um ursinho de pelúcia fofinho que nos tranquiliza e acalenta nossos corações. Estamos juntos nessa! E vamos conquistar todos os sonhos que estiverem ao nosso alcance.
Um abraço de uma professora emocionada que leu cada redação, guardou os escritos dentro do coração e seguirá tentando contribuir para que os sonhos de todos vocês não estejam apenas naquelas linhas.
Gleice A. Moraes Lima
Prof. de Matemática
Nenhum comentário:
Postar um comentário