Este blog foi criado em junho de 2010, para mostrar a Matemática de maneira divertida e interessante. Além de apresentar conteúdos e exercícios matemáticos para sua pesquisa, o site traz jogos, desafios, curiosidades, e muito mais.
quinta-feira, 22 de junho de 2017
Livro "Matemática - aula por aula": volume único Benigno Barreto Filho, Cláudio Xavier Barreto.
Professora de Matemática na rede estadual de ensino. Licenciada em Matemática e Pós-graduada em Ensino de Matemática. Mestre em Educação Matemática pela UFMG.
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prof, poderia me tirar a duvida de 'pares ordenados'?
ResponderExcluirOi Aline, tudo bem.
Excluirpar ordenado nada mais é que (x, y).
Gleice A. Moraes
Prof. de matemática
Prof aqui e a bruna da 102 poderia me ajudar nas questoes j,l,m por favor
ResponderExcluirDa questao 62
ExcluirOi Bruna, tudo bem?
ExcluirQuestões resolvidas e explicadas. Se ainda tiver dúvida, coloque aqui, ok?
Até amanhã,
Gleice A. Moraes Lima
Prof. de Matemática
Nao entendi também a atividade 65 , c,d,e
ResponderExcluirProf não entendi a 122 pod me explicar ?
ResponderExcluirOlá, questão resolvida. No entanto, esta é uma questão mais complexa. É necessária a aplicação de conceitos específicos de radiciação (raiz). Como tenho que tentar e acreditar que possam ir além, coloco esta questão. Mas não se preocupe se encontrar dificuldade, pois o grau dela é mais avançado mesmo.
ExcluirGleice A. Moraes Lima
Prof. de Matemática
prof nao entendi a 62 i ainda
ResponderExcluirprof, aqui é a Hapuque da 103, poderia me tirar a duvida da 106-d?
ResponderExcluirVeja Letícia que na letra a) dessa mesma questão pede o par ordenado. Par ordenado nada mais é que (x, y). Se já fez a letra a), basta marcar no plano cartesiano.
ExcluirGleice A. Moraes Lima
Prof. de Matemática
Oi Letícia, tudo bem? Quando pede gráfico cartesiano é o mesmo que plano cartesiano. Acontece que alguns livros usam conceitos diferentes. Mas se lembra do jogo batalha naval, em que falavam um x e um y, e marcavam os pontos. É a mesma coisa, você deve substituir o x na função dada, achar o respectivo valor de y, que é o valor da função e marcar o ponto (x,y) no plano cartesiano. Se tiver dúvida, coloque aqui.
ResponderExcluirAté mais,
Gleice A. Moraes Lima
Prof. de Matemática
prof, aqui é a isa da 104 estou com duvida na 57 b de intervalos.. a minha duvida é como representar que o 0 nao entra afinal tem um R com * ou seja o 0 nao entra mas como representar isso na representaaçao geometica... fiz uma reta com os dois intervalos fechados tanto o -8 com o 5 esta certo? ou nao tem como representar na representaçao geometrica que o 0 nao entra?
ResponderExcluirOi Isa, tudo bem? Cheguei a fazer a j) da questão 62 feita na postagem. Para excluir o zero basta colocar uma reta completa com a bolinha aberta no zero.
ExcluirAté mais,
Gleice A. Moraes Lima
Prof. de Matemática
prof, é a isa de novo da 104 poderia me tirar a duvida da 58 d de intervalos?
Excluirobrigada!! nao cheguei nos exercícios resolvidos ainda kkk por isto nao vi, queria pedir a 58 d de intervalos por favor e dizer que nao estou conseguindo ver o que esta acima dos exercicios propostos da pag 34...
ExcluirOi Isa, você precisa clicar nos exercícios. Pode dar ctrl + no seu computador que a página é ampliada ainda mais. Caso queira virar a página, precisa salvar no computador e girá-la. Assim consegue também ampliar e visualizar melhor.
ExcluirQuestão 38 d) explicada
ResponderExcluirDesculpe, 58d)
ResponderExcluirobrigada prof!! isa
ResponderExcluirÉ necessário copiar as pergunta e fazer em folha separada?
ResponderExcluirOi Gabi, tudo bem?
ExcluirNão precisa copiar as perguntas, apenas fazer em folha para entregar,ok?
Até amanhã,
Gleice A. Moraes Lima
Prof. de matemática
prof tem que copiar as perguntas?
ResponderExcluirNão Thayná, somente respostas. Mas deve fazer para entregar, ok?
ExcluirGleice A. Moraes Lima
Prof. de Matemática
Prof, Boa tarde.
ResponderExcluirSerá que poderia levar esse livro amanhã? Não estou conseguindo enxergar nada. Obrigado
Sim Yane, inclusive levei na semana passada inteira. Se você preferir tentar, veja um comentário que fiz no dia 28 de junho. Talvez ajude. Mas levarei amanhã.
ResponderExcluirGleice A. Moraes Lima
Prof. de Matemática
oi prof, tudo bem?
ResponderExcluirpoderia me ajudar a resolver a 110?
obrigada, Hapuque
ola professora, boa tarde! quando pede para representar geograficamente , se faz oque?
ResponderExcluirMelissa 103
geometricamente*
ExcluirQuando pede geometricamente, se for em intervalos, basta representar na reta. "Bolinha aberta, bolinha fechada" (intervalo aberto, fechado, semi aberto). Se tiver dúvida, coloque aqui.
ExcluirAté mais,
Gleice A. Moraes Lima
Prof. de Matemática
Boa tarde. Poderia me explicar como fazer as letras i,j e m da questão 63?
ResponderExcluirOi Yane, publicada na postagem.
ExcluirGleice A. Moraes Lima
Prof. de Matemática
A questão 110 também
ResponderExcluirA 110 é para fazer um gráfico, de A para B. Colocar os pontos no plano cartesiano associando todos os valores de A (valores de x) com B (valores de y) Os valores de A são [1,2,3[ e B são[1,2]. No gráfico vai colocar igual coloca na reta, com a bolinha fechada ou aberta. No x = 3 a bolinha é aberta, pois ele não está no conjunto A. Ficarão os seguintes pares (1,1), (1,2),(2,1),(2,2), todos estes com a bolinha fechada e (3,1),(3,2) estes com a bolinha aberta.
ExcluirA 114 e 117 a 122 por favor
ResponderExcluir117 e 122 na postagem.
ExcluirVocê se lembra quando expliquei na sala que você pode atribuir qualquer valor de x, uma vez que for dada uma função.É este o caso, você pode atribuir, por exemplo os valores x=-2, x=-1,x=0, x=1, x=2, substituir na função e verificar quais os valores de y para estes x's. Depois vai marcar no plano cartesiano assim como fez no jogo batalha naval.
ExcluirOi prof, tudo bem
ResponderExcluirPoderia me explicar a questão 110 por favor
Juan 101
A 110 é para fazer um gráfico, de A para B. Colocar os pontos no plano cartesiano associando todos os valores de A (valores de x) com B (valores de y) Os valores de A são [1,2,3[ e B são[1,2]. No gráfico vai colocar igual coloca na reta, com a bolinha fechada ou aberta. No x = 3 a bolinha é aberta, pois ele não está no conjunto A. Ficarão os seguintes pares (1,1), (1,2),(2,1),(2,2), todos estes com a bolinha fechada e (3,1),(3,2) estes com a bolinha aberta.
ExcluirObrigado professora
ExcluirOI PROFESSORA BOA TARDE,
ResponderExcluirGostaria de saber como se faz a j, l, e m da questão 62.
Oi Tathi, colocado na postagem.
ExcluirGleice A. Moraes Lima
Prof. de Matemática
Professora poderia explicar também a 114 pf
ResponderExcluirVocê se lembra quando expliquei na sala que você pode atribuir qualquer valor de x, uma vez que for dada uma função.É este o caso, você pode atribuir, por exemplo os valores x=-2, x=-1,x=0, x=1, x=2, substituir na função e verificar quais os valores de y para estes x's. Depois vai marcar no plano cartesiano assim como fez no jogo batalha naval.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiroi professora ,tudo bem?
ResponderExcluirpoderia me explica a questão 105 por favor?
Letícia 101
Questão 105
ExcluirOi Letícia, como os valores são de A para B, os valores de A são os x's e os valores de B são os y's. Por isso, substitua os valores de x na função dada para encontrar os valores de y associados.Exemplo, segundo a função y = x + 2, quando x = -2, y = -2 + 2, y = 0. Daí fará os pares ordenados (x,y), o domínio são os valores de x, a imagem, os valores de y com x associados, diagrama de flechas, e o gráfico(plano cartesiano).
Professora é a Lara, a 119 os valores de x são o que ?
ResponderExcluirprof aqui é Ana Clara da 104, quero saber quais são as atividades que você está olhando no caderno
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